O foco do roteiro está no FREVO - ritmo musical e dança com origem no estado de Pernambuco declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Nossa primeira parada é no Marco Zero, onde acontece a abertura do carnaval do Recife.
Seguiremos a pé pela Rua do Bom Jesus, eleita a terceira rua mais bonita do mundo pela Revista americana Architectural Digest. No Bom Jesus vamos admirar a estátua do compositor Antônio Maria e a loja do Balé Popular de Recife onde poderemos fazer umas comprinhas carnavalescas. A visita segue até a Praça do Arsenal, projetada pelo paisagista Roberto Burle Marx, de onde podemos contemplar e tirar belíssimas fotos do Galo Gigante. Em seguida conheceremos o Paço do Frevo, um museu dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação acerca do frevo, onde adentramos em um rico universo de personalidades e memórias do carnaval de Pernambuco. O Paço do Frevo conta com uma exposição permanente desde sua fundação com quatro pisos e vasto acervo.
De volta ao Marco Zero, vamos embarcar em um passeio delicioso de catamarã ao som dos ritmos carnavalescos. A embarcação navega pelas águas do Rio Capibaribe até o Restaurante Catamaran. Após o almoço seguiremos para Olinda, onde vamos viver, na prática, o que é ser um folião do autêntico carnaval de rua de Pernambuco. Faremos uma verdadeira imersão ao frevo de rua, aquele frevo enérgico e orquestrado, que faz o povo subir e descer as ladeiras de Olinda nos dias de Momo. Esse é o frevo da dança, acompanhado por passistas com hinos marcantes tocados por orquestra e em ritmo mais acelerado - foi o primeiro tipo de frevo a surgir e é a marca principal do carnaval de Pernambuco.
A experiência vai desde o momento em que nos preparamos para a saída do bloco (conhecido como "Esquenta"), até o desfile pelas ruas. Começamos nos jardins do arborizado casarão mourisco no Sítio Histórico de Olinda - um espaço que recebe decoração temática no clima da folia, onde o turista participa de vivências reais com os artistas - todos são moradores de Olinda e trabalham no carnaval nos dias de Momo. Na experiência "Vem Pro Frevo" o turista-folião é co-criador de momentos inesquecíveis ao interagir com maquiadores, aderecistas, orquestra de frevo, passistas de frevo, porta-estandarte, boneco gigante e toda a atmosfera carnavalesca.
Na primeira etapa, o turista pode fazer seu próprio adereço e maquiagem, tocar um instrumento da orquestra, aprender passos do frevo, segurar um estandarte e um boneco gigante. O espaço preparado para esse momento conta com toaletes, bar e área de convivência com mesas e cadeiras, onde ali mesmo já sente nos ares o clima do verdadeiro carnaval de Olinda, através de exposição de fotos reais e descritivos de fatos e informações sobre a festa.
Depois do "esquenta", é chegada a desejada saída do nosso bloco. As acolhedoras Praça de São Pedro e Praça do Carmo - palcos para os mais tradicionais blocos de carnaval olindense - trazem todo um significado à experiência, e são nestes ambientes que o cortejo completo segue para a culminância de todas as vivências: utilizando adereços e maquiagens produzidos com os artistas, tocando um instrumento, com passos de frevo na ponta do pé e sombrinha na mão, nossos foliões seguem com o bloco: boneco gigante, estandarte, orquestra, passistas, em um percurso leve e poético. O cortejo dura cerca de 30 minutos com uma volta ao redor das praças, e depois voltam à nossa base, onde a orquestra toca os últimos hinos e a experiência segue com os comes e bebes ainda ao som ambiente do frevo.
No espaço são vendidos bebidas e petiscos (opcional).
Observações:- Saídas realizadas de hotéis/pousadas em Porto de Galinhas.
- Frequência: apenas terças-feiras (exceto feriados nacionais/locais).
- Duração: dia inteiro, aproximadamente 8hrs (as saídas são pela manhã / os horários variam de acordo com o hotel).
- Inclui: assistência de guia de turismo em idioma português.
- O que usar: roupas leves, sapatos confortáveis, óculos escuros, protetor solar e chapéu.
- Não inclui: passeio de catamarã, parada para banho, nem refeição/bebida;
- Por decreto de lei municipal, não é permitido o acesso de veículos de médio e grande porte no sítio histórico da cidade de Olinda. Por este motivo, alguns trechos do roteiro são realizados a pé.
Política de cancelamento:Em caso de cancelamento até as 16h do dia anterior da saída do passeio, haverá devolução de 80% do valor pago. Após este horário, não haverá reembolso.
Não haverá reembolso por mudanças decorrentes de condições atmosféricas ou catástrofes naturais, bem como decisões governamentais, greves e passeatas.
Não haverá reembolso em caso de não comparecimento (no show).